É cada vez maior o número de pessoas que referem ter algum tipo de dificuldade para dormir. Se você não se inclui nessa lista, é muito provável que conheça alguém que faça parte dela.
Pessoas que não têm o hábito de praticar atividades físicas regulares; levam uma vida sedentária ou já lutam contra a cama pra dormir, sabem muito bem do que estou falando.
Veja a seguir quais são eles.
* Escolha um ambiente adequado: que seja calmo, confortável e escurinho;
* Som: opte por uma música suave de fundo. Acaso você seja uma pessoa que já tenha dificuldade em se concentrar em ambientes com sons paralelos, pule esse item, pelo menos de início;
* Não tenha pressa: quanto mais lentamente conseguir realizar os movimentos propostos, melhor!
* Desligue celulares, TV, telefone, tablets, enfim, tudo que possa desviar sua atenção do seu objetivo, tanto durante quanto depois da prática;
* Faça somente exercícios / movimentos com características relaxantes para o corpo e a mente nesse momento. Os de maior intensidade ou com outras características, irão provocar efeitos contrários, deixando-o (a) agitado (a). Então, prefira realizá-los se for o caso, pelo menos 6 horas antes de deitar-se;
* Após ter certeza que conseguirá seguir esses passos, comece a prática com regularidade. Sem persistência, nada acontece. Nos primeiros dias talvez você não se sinta muito confortável, mas não desanime! Isso é muito comum de acontecer. O importante é continuar com a rotina. Em poucas semanas, você já conseguirá sentir a diferença, pegando no sono rapidamente.
Conheça agora, uma sequência de exercícios relaxantes que selecionamos pra você e bons sonhos!
EXERCÍCIO 1
Sente-se numa posição confortável: coloque uma palma sobre o peito e outra sobre a barriga. Inspire o ar pelo nariz e tente levar o ar até a região do abdômen, inflando-o e mexendo o peito o menos possível. Solte o ar ainda pelo nariz, murchando-o. Repita essa sequência por 5 vezes bem lentamente. Relaxe os braços ao lado do corpo e repita o exercício mais 5 vezes
EXERCÍCIO 2
Com os olhos fechados, incline o pescoço bem lentamente para frente e para trás, para um lado e para outro. Repita o ciclo 5 vezes.
EXERCÍCIO 3
Com a mão direita em concha, cruze o braço a frete do corpo até alcançar o pescoço do lado esquerdo. Pressione e relaxe a mão, fazendo esse movimento descendente até chegar à mão esquerda. Quando terminar, faça o mesmo com cada dedo dessa mão. Repita a automassagem com a mão esquerda sobre o pescoço, braço, mão e dedos da mão direita.
EXERCÍCIO 4
Cruze uma perna sobre a outra e com as duas mãos, ora deslize os dedos sobre a planta do seu pé ora pressione e solte cada parte dele com as mãos. Quando terminar, pressione cada dedo desse pé contando até 10 e solte.
Repita o mesmo, cruzando a perna oposta e realizando a automassagem no outro pé.
EXERCÍCIO 5
Deite-se apoiando as costas. Mantenha uma das pernas flexionada com o pé também apoiado. Traga a outra perna em direção ao peito e abrace-a com os braços. Fique nessa posição contando até 15 bem lentamente. Repita o mesmo com a outra perna, depois, traga as duas ao mesmo tempo contra o peito e abrace-as contando mais 15.
Espreguice, alongando todo o corpo.
Feche os olhos.
Pense em cada parte do seu corpo, emitindo uma mensagem para que estas relaxem. Exemplo: pense na sua testa, perceba se ela está contraída e relaxe; pense nos seus olhos e faça o mesmo. Prossiga dessa forma, atuando sobre todas as partes do seu corpo das quais se lembrar de relaxar.
Ao terminar, apenas preste atenção na sua respiração pelo tempo que considerar interessante..

Nenhum comentário:
Postar um comentário