O sonambulismo é o distúrbio do sono que afeta principalmente crianças e adolescentes podendo ser considerado normal nessas duas etapas da vida já que está ligado a fase de maturação do cérebro. Porém, pode atingir também os adultos quando estimulados por estresse, consumo de álcool, drogas ou ingestão de medicamentos que interferem no mecanismo do sono. É denominado sonâmbulo o individuo que realiza alguma função ainda dormindo.
Um episódio de sonambulismo pode ser do mais simples (imperceptível) como no caso, se sentar e imediatamente se deitar na cama, ou mais preocupante como se chegar até uma pessoa e sair para a rua no meio da noite.
Quando se atinge a consciência de que obtém um sonâmbulo em casa, é essencial que todos esses riscos sejam eliminados imediatamente tais como:
* Esconder objetos cortantes;
*Fazer com que durma em camas baixas (beliches nem pensar),
* Esconder chaves (de casa, carro, etc) de forma que o sonâmbulo não saiba onde estão, pois, mesmo dormindo, sua memória ainda fica ativa obtendo então, grande probabilidade de encontrá-las;
* Não acordá-lo abruptamente, pois isso seria um transtorno, deixando-o confuso e muito assustado;
* Não permitir que durma com luzes acesas, pois apagadas e em total silêncio, fica mais fácil de relaxar, diminuindo os riscos.
Acaso conheça alguém que apresente constantemente esse transtorno, o ideal é indicar auxílio médico o quanto antes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário