Cursor

Drippy Pointer

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

SONO DOS ADOLECENTES

Quem tem um adolescente em casa muitas vezes se vê preocupado com o tamanho do sono que eles costumam apresentar. O que, na verdade, não deveria ser motivo de preocupação. Não na maioria dos casos…
O excesso de sono nessa fase da vida é normal e faz parte do desenvolvimento humano. O contrário sim deve ser considerado fator de preocupação entre familiares.
Privações de sono ou mesmo a falta dele nessa fase podem levar a complicações que vão desde o baixo rendimento escolar até o desencadeamento de problemas de saúde e “estímulo” ao consumo de drogas.
Estima-se que, em média, cada adolescente deva dormir um período de 9 horas/dia.
Dois procedimentos costumam ser muito eficazes quando o assunto é regular o sono adolescente, confira aqui quais são eles:
1)    Cuidar para que adolescentes possam estudar pela manhã e, assim, irem para cama mais cedo;
2)    Orientá-los para que não façam uso de celulares, computadores, mídias sociais, TVs e similares próximo do horário de irem para cama ou mesmo ao estarem nela antes de dormir, pois esses fatores por si só detonam o ciclo natural do sono.
Segundo a Fundação Nacional do Sono, manter o sono desregrado nessa fase pode ocasionar dentre outros:
a)     Limitação na capacidade de aprender, escutar, se concentrar e de resolver problemas;
b)    Desenvolvimento de comportamentos indesejáveis tais como: agressividade, impaciência, conflitos, ansiedade e disfunções de peso;
c)     Sonolência diurna.
Portanto, o devido descanso nessa fase é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário